Da escova de dente aos pneus, passando pelo sapato e o filtro do cigarro, o plástico é um material onipresente em nossas vidas — e, considerando a forma como o consumimos, isso não é um bom sinal. A mais nova tentativa de reduzir sua presença em nosso cotidiano começa na próxima quarta-feira, quando os supermercados do estado do Rio, onde já havia um limite de duas sacolas plásticas gratuitas por cliente, não serão mais obrigados a oferecer nem isso.


Cerca de 6% do consumo global de combustível fóssil é destinado atualmente à fabricação de plástico, e este índice pode chegar a 20% até 2050, segundo a Agência Internacional de Energia. Trata-se, portanto, de um artigo que contribui para a emissão de gases estufa. Muitas vezes é descartado depois de ser usado apenas uma vez, sem passar por um processo de reciclagem. Sacolas de plástico são banidas em apenas sete estados do país. O Brasil serve de mau exemplo na área. É o quarto país com maior produção de plástico — 11,3 milhões de toneladas anuais, atrás apenas de EUA, China e Índia —, e do material, de acordo com levantamento da ONG WWF. A média mundial é de 9%. — Faltam políticas públicas eficientes para reciclagem e engajamento da sociedade. Muitas pessoas não separam os resíduos em suas casas — lamenta Glaucia Olivatto, pesquisadora do Departamento de Química e Meio Ambiente da USP. — O plástico não precisa ser totalmente eliminado. É usado com sucesso no setor hospitalar e na embalagem de alimentos, mas precisamos cobrar da indústria materiais cuja produção tenha baixo impacto ambiental.
O país também esteve entre os seis Estados-membros da ONU que, no ano passado, não assinaram um acordo global para limitar a produção de plástico de uso único, uma medida que poderia incentivar pesquisas científicas que desenvolveriam alternativas ao material, além de novas técnicas de reciclagem. A medida foi aprovada por 187 nações. Procurado pelo GLOBO, o Ministério do Meio Ambiente não justificou o veto brasileiro.

Fonte e a matéria completa em:

https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-mau-exemplo-no-combate-poluicao-por-plastico-um-problema-mundial-24184501