O Núcleo de Estudos Economia Regional, Território e Meio Ambiente do Paraíba do Sul vinculado a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DDAS – ICHS / UFRRJ).

A mais importante Bacia Hidrográfica no Estado do Rio de janeiro é a do Paraíba do Sul, sendo o rio mais extenso do Estado do Rio de Janeiro, com 464 km de comprimento. O uso das águas e a ocupação das bacias no Estado do Rio de Janeiro por cerca de 15,5 milhões de habitantes e pelas atividades produtivas da 2ª economia do País, com cerca de 14% do Produto Interno Bruto, desencadeiam uma série de impactos e conflitos, aumentando a vulnerabilidade dos recursos hídricos do ponto de vista da Economia Regional e da Gestão do Território.
O Núcleo se orienta para a construção de um profissional que consiga, portanto, lidar com questões de cunho internacional, nacional e regional. Para tanto apresenta profissionais voltados para a estruturação da informação para a tomada de decisão de curto, médio e longo prazo nesta área é fundamental para reduzir tais perdas e identificar oportunidades de desenvolvimento socioeconômico e ambiental adequadas a tais restrições no âmbito do Território.
Considera-se importante a formulação de políticas públicas voltadas para o planejamento regional e para a gestão dos recursos hídricos daí o seu recorte por bacia.
Em tempo cabe ressaltar que a Bacia do Paraíba do Sul é responsável pelo abastecimento de água potável de grande parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que recebia 190 mil metros cúbicos por segundo das águas transpostas para Bacia do Rio Guandu e Guandu Mirim originalmente e que hoje são 100 mil metros cúbicos por segundo. Na outra ponta desta transposição temos um grande volume de Esgoto não tratado que chegam as Baias da Guanabara e de Sepetiba.
A estruturação da informação para a tomada de decisão de curto, médio e longo prazo nesta área é fundamental para reduzir perdas e identificar oportunidades de desenvolvimento socioeconômico e ambiental adequadas.

Endereço para acessar Espelho do Grupo no CNPq:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5267046899703538