Titulo do Projeto:

Políticas de Saneamento Básico e Gestão Ambiental na Regiões do Médio Paraíba do Sul (RH III) e Rio Piabanha (RH IV) – Processo E-26/112.423/2012 ( Projeto Financiado com Auxílio Instalação)
Descrição:
O corte espacial de bacias hidrográficas adotado pela SEA/RJ permite que as mesmas sejam efetivamente utilizadas como unidade de planejamento. Essa leitura favorece o modelo de desenvolvimento regional que integre o aproveitamento dos recursos hídricos e da infra-estrutura. A ausência de informação básica, sistemas de observação e monitoramento, capacitação e estruturas políticas, institucionais e tecnológicas adequadas são os maiores entraves para uma gestão integrada dos recursos que vise minimizar a vulnerabilidade das populações e afetam as condições de vida e gerando externalidades para a população. Esta pesquisa especificamente trata de questões traçar um perfil do saneamento na região.

 

Metodologia:

Em desenvolvimento abrange um levantamento de um conjunto significativo de dados (sócio-econômicos, infraestrutura, hidrológicos, eventos críticos, uso do solo, uso de água), o qual irá compor um Sistema de Informações em clima e recursos hídricos no Estado Rio de Janeiro começando pelas RH III e RH IV. O levantamento já concluído se refere a dados:

  • Sócio-econômicos – informações sobre rendimento, escolaridade e densidade populacional;
  • Infra-estrutura em saneamento – percentual de domicílios ligados às redes gerais de água e de esgoto e coletas direta e indireta de lixo;
  • Hidrológico: qualidade de água, vazão dos principais rios e precipitação pluviométrica;
  • Eventos críticos mais recorrentes – inundação gradual, inundação brusca, alagamento e deslizamento.
  • O levantamento de dados em andamento se refere ao:
  • Uso do solo – área ocupada por floresta, por atividade urbana e por atividade rural;
  • Uso de água – demanda hídrica estadual.

Atualmente, a pesquisa realiza o tratamento dos dados e tabulação para adequar sua configuração ao formato do Sistema de Informação com bases de dados diversas instituições parametrizando informações dentro do proposto pelo projeto. Assim como, a elaboração de um inventário completo das estações pluviométricas, fluviométricas e de qualidade da água das bacias contribuintes do estado do Rio de Janeiro.