Titulo do Projeto:
Políticas de Saneamento Básico e Gestão Ambiental na Regiões do Médio Paraíba do Sul (RH III) e Rio Piabanha (RH IV) – Processo E-26/112.423/2012 ( Projeto Financiado com Auxílio Instalação)
Descrição:
O corte espacial de bacias hidrográficas adotado pela SEA/RJ permite que as mesmas sejam efetivamente utilizadas como unidade de planejamento. Essa leitura favorece o modelo de desenvolvimento regional que integre o aproveitamento dos recursos hídricos e da infra-estrutura. A ausência de informação básica, sistemas de observação e monitoramento, capacitação e estruturas políticas, institucionais e tecnológicas adequadas são os maiores entraves para uma gestão integrada dos recursos que vise minimizar a vulnerabilidade das populações e afetam as condições de vida e gerando externalidades para a população. Esta pesquisa especificamente trata de questões traçar um perfil do saneamento na região.
Metodologia:
Em desenvolvimento abrange um levantamento de um conjunto significativo de dados (sócio-econômicos, infraestrutura, hidrológicos, eventos críticos, uso do solo, uso de água), o qual irá compor um Sistema de Informações em clima e recursos hídricos no Estado Rio de Janeiro começando pelas RH III e RH IV. O levantamento já concluído se refere a dados:
- Sócio-econômicos – informações sobre rendimento, escolaridade e densidade populacional;
- Infra-estrutura em saneamento – percentual de domicílios ligados às redes gerais de água e de esgoto e coletas direta e indireta de lixo;
- Hidrológico: qualidade de água, vazão dos principais rios e precipitação pluviométrica;
- Eventos críticos mais recorrentes – inundação gradual, inundação brusca, alagamento e deslizamento.
- O levantamento de dados em andamento se refere ao:
- Uso do solo – área ocupada por floresta, por atividade urbana e por atividade rural;
- Uso de água – demanda hídrica estadual.
Atualmente, a pesquisa realiza o tratamento dos dados e tabulação para adequar sua configuração ao formato do Sistema de Informação com bases de dados diversas instituições parametrizando informações dentro do proposto pelo projeto. Assim como, a elaboração de um inventário completo das estações pluviométricas, fluviométricas e de qualidade da água das bacias contribuintes do estado do Rio de Janeiro.

Professor Associado D-3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos Economia Regional, Território, Agricultura e Meio Ambiente do Paraíba do Sul – NEERTAM / UFRRJ. Professor desde de 2022 Programa de Pós-graduação stricto sensu, Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) no Brasil (UFRRJ) . Está lotado no Departamento de de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DDAS – ICHS / UFRRJ). Atuou como Chefe de Departamento do Departamento de Ciências Econômicas Exatas do ITR no período de setembro de 2011 a maio de 2014. Em 2015 participou de Curso de Formação e Treinamento sobre System of Envaironmental-Economic Accounting (SEEA) promovido pelas Nações Unidas , CEPAL GIZ . O curso capacitou o professor na metodologia de Sistema de Contas Ambientais. Leciona as disciplinas de Economia do Meio Ambiente e Economia do Setor Público. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Programa de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Durante dez anos realizou pesquisas na Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE-UFRJ). Atualmente realiza pesquisa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia do Meio Ambiente, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Regional e Urbana e Avalição e Valoração Econômica de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Saneamento, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Conservação de Energia.” Web of Science ResearcherID K-4698-2014