A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Rio, presidida pelo vereador Renato Cinco (PSOL), tem o prazer de convidar para o Seminário Internacional O Colapso Ambiental e a Cidade do Rio de Janeiro, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 2019, no Rio de Janeiro.
O aquecimento global não é apenas um problema das futuras gerações: ele já nos afeta hoje.
Desde que existe o ser humano, o planeta nunca foi tão quente. Os últimos quatro anos foram de recordes de temperatura global. Na Groelândia, o calor foi tão intenso e fora dos padrões, que a região perdeu um bilhão de litros de gelo em um único dia.
Além do calor, dados da ONU indicam que o plástico representa hoje, cerca de 80% de todo o lixo nos oceanos e em 2050 irá superar a quantidade de peixes. Outro fator preocupante é com a biodiversidade brasileira, que está ameaçada; estima-se que a taxa de extinção atingiu níveis 10 mil vezes maior que o natural. O problema é urgente.
O ano de 2019 pode ser o mais chuvoso da história do Rio de Janeiro. Duas dessas chuvas tiveram consequências desastrosas. Morreram 17 pessoas e o prejuízo econômico para a cidade foi enorme.
A situação irá piorar com as novas medidas anunciadas pelo governo brasileiro, como a liberação do uso de quase trezentos novos agrotóxicos e desmatamento e exploração econômica da Amazônia. Esse é um momento crucial para a defesa do meio ambiente no Brasil. Se não houver resistência e um amplo debate sobre a tragédia ambiental que vivemos, podem ocorrer danos irreversíveis.
Diante desse cenário, a Câmara de Vereadores do Rio, motivada pela Comissão de Meio Ambiente que é presidida vereador Renato Cinco (PSOL), decidiu sediar o Seminário Internacional O Colapso Ambiental e a Cidade do Rio de Janeiro.
Um encontro para debater a tragédia ambiental, 27 anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a RIO-92.

Acesse: https://www.facebook.com/events/3222177781189288/?event_time_id=3222177787855954