A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Rio, presidida pelo vereador Renato Cinco (PSOL), tem o prazer de convidar para o Seminário Internacional O Colapso Ambiental e a Cidade do Rio de Janeiro, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 2019, no Rio de Janeiro.
O aquecimento global não é apenas um problema das futuras gerações: ele já nos afeta hoje.
Desde que existe o ser humano, o planeta nunca foi tão quente. Os últimos quatro anos foram de recordes de temperatura global. Na Groelândia, o calor foi tão intenso e fora dos padrões, que a região perdeu um bilhão de litros de gelo em um único dia.
Além do calor, dados da ONU indicam que o plástico representa hoje, cerca de 80% de todo o lixo nos oceanos e em 2050 irá superar a quantidade de peixes. Outro fator preocupante é com a biodiversidade brasileira, que está ameaçada; estima-se que a taxa de extinção atingiu níveis 10 mil vezes maior que o natural. O problema é urgente.
O ano de 2019 pode ser o mais chuvoso da história do Rio de Janeiro. Duas dessas chuvas tiveram consequências desastrosas. Morreram 17 pessoas e o prejuízo econômico para a cidade foi enorme.
A situação irá piorar com as novas medidas anunciadas pelo governo brasileiro, como a liberação do uso de quase trezentos novos agrotóxicos e desmatamento e exploração econômica da Amazônia. Esse é um momento crucial para a defesa do meio ambiente no Brasil. Se não houver resistência e um amplo debate sobre a tragédia ambiental que vivemos, podem ocorrer danos irreversíveis.
Diante desse cenário, a Câmara de Vereadores do Rio, motivada pela Comissão de Meio Ambiente que é presidida vereador Renato Cinco (PSOL), decidiu sediar o Seminário Internacional O Colapso Ambiental e a Cidade do Rio de Janeiro.
Um encontro para debater a tragédia ambiental, 27 anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a RIO-92.
Acesse: https://www.facebook.com/events/3222177781189288/?event_time_id=3222177787855954

Professor Associado D-3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos Economia Regional, Território, Agricultura e Meio Ambiente do Paraíba do Sul – NEERTAM / UFRRJ. Professor desde de 2022 Programa de Pós-graduação stricto sensu, Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) no Brasil (UFRRJ) . Está lotado no Departamento de de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DDAS – ICHS / UFRRJ). Atuou como Chefe de Departamento do Departamento de Ciências Econômicas Exatas do ITR no período de setembro de 2011 a maio de 2014. Em 2015 participou de Curso de Formação e Treinamento sobre System of Envaironmental-Economic Accounting (SEEA) promovido pelas Nações Unidas , CEPAL GIZ . O curso capacitou o professor na metodologia de Sistema de Contas Ambientais. Leciona as disciplinas de Economia do Meio Ambiente e Economia do Setor Público. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Programa de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Durante dez anos realizou pesquisas na Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE-UFRJ). Atualmente realiza pesquisa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia do Meio Ambiente, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Regional e Urbana e Avalição e Valoração Econômica de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Saneamento, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Conservação de Energia.” Web of Science ResearcherID K-4698-2014
0 Comments