Esta é a próxima foto icônica. Ela está rodando o mundo ao mostrar os efeitos da urgência climática, o degelo na Groenlândia. Foi feita dia 13 de junho no noroeste da Groenlândia. O autor é o cientista dinamarquês Steffen Olsen, do Danish Meteorological Institute.
A foto alerta também para os desafios para a pesquisa na região, com as mudanças de áreas de pesquisas e estações meteorológicas, por exemplo. O Ártico está, literalmente, derretendo. Navios já começam, pela primeira vez, a cruzar o oceano ártico antes fechado pelo gelo.

Degelo na Groenlândia, no fiorde Inglefield Bredning

A foto, tirada no fiorde Inglefield Bredning, mostra a água em cima do era gelo. Olsen disse que, antes, aquilo era uma camada de gelo de 1,2 metro de espessura. Pelo Twitter o pesquisador também lembrou que ¨as comunidades da Groenlândia dependem do gelo marinho para o transporte, caça e pesca.¨ E que eventos extremos, como este degelo abrupto, requerem atenção redobrada para o Ártico.

A mudança é assustadora mesmo. Para se ter uma ideia, na semana passada, a temperatura na Groenlândia chegou a 17 Graus Celsius, sendo que a máxima nesta época é de 3,2 graus Celsius.

Groenlândia já perdeu 30% do seu gelo marinho

A Groenlândia já perdeu 30% do seu gelo marinho. E 63% das geleiras do país estão em retrocesso. Especialistas ouvidos pelo El Pais, como o pesquisador e diretor de campanha no Ártico, Andrés Barbosa, alertam que o derretimento prematuro traz muitas consequências. Uma delas é  a alteração do equilibro entre temperatura e salinidade da água marinha, e o aumento do nível do mar. Ao se reduzir a camada de gelo que reflete o sol, temos um aumento da radiação solar.

Financiamento ao combate às mudanças climáticas

A foto foi publicada quatro dias antes do início da reunião preparatória da COP 25, em Bonn, Alemanha, que reuniu especialistas, cientistas e negociadores para destravar temas como o financiamento ao combate às mudanças climáticas, e o mercado de carbono.

A única opção

Logo na abertura do evento, a secretária-executiva da Convenção do Clima da ONU, a mexicana Patrícia Espinosa, reafirmou a urgência e a importância de chegar a conclusões durante a reunião: ¨Nós estamos literalmente numa emergência climática. Esta é a batalha das nossas vidas. A única opção que temos é caminhar para um futuro de baixas emissões¨.

A próxima Reunião do Clima da ONU, COP 25, será realizada em Santiago, no Chile, de 2 a 13 dezembro de 2019.

Fontes: 

http://www.observatoriodoclima.eco.br/reuniao-preparatoria-para-cop25-comeca-em-bonn-sob-alerta-de-emergencia-climatica/

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/18/ciencia/1560863265_359643.html

https://marsemfim.com.br/degelo-na-groenlandia-em-uma-unica-foto/