▌IPCC divulga primeiras conclusões

Se as emissões de gases do efeito estufa (GEE) mantiverem o ritmo atual, o aquecimento médio do planeta ultrapassará o 1,5ºC previsto no Acordo de Paris. O alerta está nas primeiras conclusões do grupo de especialistas em clima do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), apresentadas esta semana na Coreia do Sul.

De acordo com o relatório, os riscos relacionados a eventos externos serão menores se o aumento for de +1,5ºC em vez de +2ºC, como extinções de espécies, produtividade dos oceanos e rendimento agrícola.

Para os especialistas, a transição deve ser “rápida e abrangente” e acontecer entre os próximos 10 e 20 anos, em termos de energia, sistemas urbanos e indústrias para que a meta de +1,5ºC seja atingida.

▌Como precificar o carbono

De olho no cumprimento das metas do Acordo de Paris, as companhias já estão adotando modelos internos de precificação. Três abordagens têm ganhado a preferência das empresas: preço sombra, em que se estima um preço hipotético para as emissões; taxa interna, quando a empresa taxa suas emissões; e comércio interno de emissões, inspirado no cap and trade em vigor na Europa. Saiba mais aqui.

▌Compromisso com o Clima

Quer começar a compensar suas emissões de gás carbônico? O Itaú Unibanco e a Natura contam com o Programa Compromisso com o Clima. O objetivo do programa é estimular parceiros e fornecedores a neutralizar as emissões por meio de projetos nas áreas de energia, agricultura, floresta e tratamento de resíduos. Acesse o portal e cadastre sua empresa!

▌Agendas por um país sustentável

Mecanismos de precificação de carbono são destaque em duas agendas de organizações sociais aos candidatos à Presidência da República. Confira as propostas da Agenda CEBDS por um País Sustentável e do Riscos e Oportunidades para o desenvolvimento do Brasil.


▌Emissões em números

Quer saber as estimativas de emissões de GEE por setor no país? Acesse o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Na plataforma também é possível acessar dados sobre a contribuição brasileira para o Acordo de Paris. O portal é iniciativa do Observatório do Clima e também reúne documentos analíticos sobre a evolução das emissões.

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, defende a implantação de um mercado de carbono no país.

O diretor executivo do CDP Latin America, Lauro Marins, explica um pouco sobre precificação de carbono.

Informações retiradas em: https://app.rdstation.com.br/mail/5a6bd06e-9d5c-4ca0-b2fa-a0fbb5e01e81