O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) anunciou que concedeu financiamento de R$ 950 milhões de reais à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), considerada a maior empresa de água e saneamento da América Latina.

Segundo o BID, serão dois financiamentos. O primeiro, de 14 anos, apoiará os investimentos da Sabesp para a incorporação de energia solar nas estações de tratamento existentes da mesma, além de obras que contribuirão para a descontaminação do Rio Pinheiros.

Ao total, serão instalados 73 MW de potência em 33 das estações de tratamento de água. A expectativa é que o projeto crie aproximadamente 700 empregos diretos e indiretos. Esta capacidade de autogeração de energia elétrica será a primeira construída e operada pela Sabesp com fontes renováveis.

De acordo com a companhia, a energia gerada será suficiente para suprir 4,5% de toda eletricidade consumida pela Sabesp ou 60% de toda a energia elétrica consumida em baixa tensão.

O programa já está em fase de implantação, com a maioria das plantas contratadas com a previsão de início de operação até 2022.

Fonte e notícia completa em:

http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/energia-solar-ira-abastecer-33-estacoes-de-tratamento-de-agua-da-sabesp.html