Importante componente no saneamento, a gestão de resíduos sólidos urbanos é o foco de encontros nos dias 15 e 16 de agosto, no Museu do Amanhã. Em dois dias de encontros serão debatidos os desafios para que o país avance na destinação correta do lixo. O destaque no primeiro dia de evento será o lançamento do novo Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), que terá sua quarta edição apresentada com exclusividade no seminário. O evento Resíduos sólidos e economia circular tem apoio da Foxx Haztec e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abelpe).
Entre os temas abordados estão os 9 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a situação dos lixões e dos aterros sanitários no país; novas práticas rumo a uma economia de baixo carbono na gestão de resíduos sólidos; o balanço da logística reversa de fluxos específicos em operação no país, seus ganhos e desafios; e a comunicação sobre a temática em favelas e comunidades de baixa renda.
O seminário integra a temática do Antropoceno, bastante presente nas discussões do Museu do Amanhã. O conceito alude ao fato de que vivemos a época dos Humanos – a civilização se tornou uma força de alcance planetário e de duração e abrangência geológicas. Modificamos mais o planeta nos últimos 60 anos do que em toda a nossa existência.
A inscrição é gratuita!
Fonte: https://museudoamanha.org.br/pt-br/seminario-residuos-solidos-e-economia-circular

Professor Associado D-3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos Economia Regional, Território, Agricultura e Meio Ambiente do Paraíba do Sul – NEERTAM / UFRRJ. Professor desde de 2022 Programa de Pós-graduação stricto sensu, Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) no Brasil (UFRRJ) . Está lotado no Departamento de de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DDAS – ICHS / UFRRJ). Atuou como Chefe de Departamento do Departamento de Ciências Econômicas Exatas do ITR no período de setembro de 2011 a maio de 2014. Em 2015 participou de Curso de Formação e Treinamento sobre System of Envaironmental-Economic Accounting (SEEA) promovido pelas Nações Unidas , CEPAL GIZ . O curso capacitou o professor na metodologia de Sistema de Contas Ambientais. Leciona as disciplinas de Economia do Meio Ambiente e Economia do Setor Público. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Programa de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Durante dez anos realizou pesquisas na Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE-UFRJ). Atualmente realiza pesquisa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia do Meio Ambiente, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Regional e Urbana e Avalição e Valoração Econômica de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Saneamento, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Conservação de Energia.” Web of Science ResearcherID K-4698-2014