PÚBLICO ALVO
Membros dos Ministérios Públicos Estaduais, Federal e do Trabalho;
Magistrados;
Advogados públicos e privados;
Servidores de órgãos ambientais;
Empresários, técnicos e profissionais do setor;
Autoridades e integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
Representantes de ONG’s ambientais e entidades de classe;
Comunidade acadêmica das redes de ensino pública e privada;
Estudantes e estudiosos das questões jurídicas, legislativas, políticas, administrativas e científicas relacionadas à causa ambiental, em especial sobre o tema resíduos sólidos e logística reversa.
OBJETIVOS
Estimular os membros do Ministério Público a definirem metas e prioridades de atuação quanto aos temas debatidos.
Conhecer e debater práticas e projetos exitosos do Ministério Público, do terceiro setor, das empresas e comunidade científica nos assuntos tratados.
Também se espera fomentar o engajamento da sociedade civil na cobrança popular por políticas públicas ambientais preventivas e implantação do saneamento ambiental nas cidades.
A metodologia de trabalho consistirá em painéis, palestras com estudos de casos concretos e apresentação de teses.
Dentre os produtos e resultados espera-se a carta de enunciados e a construção de ações nacionais articuladas.
Assim, atenta a essa questão e primando pelo aprimoramento da atuação do Ministério Público Brasileiro na proteção e defesa do meio ambiente, a ABRAMPA pretende realizar estes qualificados debates regionais.

Professor Associado D-3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos Economia Regional, Território, Agricultura e Meio Ambiente do Paraíba do Sul – NEERTAM / UFRRJ. Professor desde de 2022 Programa de Pós-graduação stricto sensu, Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) no Brasil (UFRRJ) . Está lotado no Departamento de de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DDAS – ICHS / UFRRJ). Atuou como Chefe de Departamento do Departamento de Ciências Econômicas Exatas do ITR no período de setembro de 2011 a maio de 2014. Em 2015 participou de Curso de Formação e Treinamento sobre System of Envaironmental-Economic Accounting (SEEA) promovido pelas Nações Unidas , CEPAL GIZ . O curso capacitou o professor na metodologia de Sistema de Contas Ambientais. Leciona as disciplinas de Economia do Meio Ambiente e Economia do Setor Público. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Programa de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Durante dez anos realizou pesquisas na Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE-UFRJ). Atualmente realiza pesquisa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia do Meio Ambiente, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Regional e Urbana e Avalição e Valoração Econômica de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Saneamento, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Conservação de Energia.” Web of Science ResearcherID K-4698-2014
0 Comments