O relatório sobre o clima, divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), é um “alerta vermelho” sobre o aquecimento global. De acordo com o documento, os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta.

É a primeira vez que o IPCC – um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) – quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. A avaliação foi dos últimos sete anos.

Os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera já são altos o suficiente para garantir a destruição do clima por décadas, senão séculos, alertaram os cientistas no relatório. Além disso, as ondas de calor letais, os furacões gigantescos e outros eventos climáticos extremos que estão acontecendo agora provavelmente se tornarão mais severos.

Descrevendo o relatório como um “alerta vermelho para a humanidade”, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu o fim do uso do carvão e de outros combustíveis fósseis altamente poluentes.

“Os alarmes são ensurdecedores”, disse Guterres em um comunicado. “Este relatório deve soar como uma sentença de morte para o carvão e os combustíveis fósseis, antes que destruam nosso planeta.”

Fonte e reportagem completa em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/onu-faz-alerta-sobre-impacto-humano-irrevers%C3%ADvel-para-o-clima/ar-AAN6F9K