A disciplina “Mudanças climáticas e outros desafios do Antropoceno” será oferecida pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) no primeiro semestre de 2020 a todos os programas de pós-graduação da UFRJ. Ela dará continuidade ao curso “Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda”, realizado em 2019.

Como na primeira edição, alunos externos e demais interessados também são bem-vindos, já que os encontros são abertos ao público.O curso, que é uma iniciativa do Programa Ciência e Sociedade do CBAE, abordará de forma interdisciplinar diversos aspectos da crise ambiental global, visando três objetivos principais: oferecer um conhecimento abrangente sobre a questão, integrar diferentes áreas de pesquisa da UFRJ relacionadas ao tema das mudanças climáticas e do Antropoceno e estabelecer as bases para uma agenda de ação social que possa guiar políticas de enfrentamento do problema.

A disciplina é coordenada pelos professores Tatiana Roque (PPGEM e PPGF/UFRJ e coordenadora do FCC), José Sergio Leite Lopes (PPGAS-MN/UFRJ e diretor do CBAE), Ana Luiza Coelho Neto (PPGG/UFRJ), Josué Medeiros (IFCS/UFRJ), Lise Sedrez (PPGHIS/UFRJ), Pedro Rochedo (COPPE/UFRJ) e Rodrigo Santos (PPGSA/UFRJ). Colaboram também os pesquisadores Leonardo Freitas (GEOHECO/UFRJ) e Alyne Costa (CBAE).
 
Clique aqui e confira o programa da disciplina e orientações para inscrição.
 
Orientações para inscrição na disciplina para alunos da UFRJ:
 
Código da disciplina: CBA805
Número da turma: 9591
Nome da disciplina no SIGA: MUD CLIMÁTICAS ANTROPOCENO
Coordenador no SIGA: Prof. Tatiana Roque
Horários: segundas-feiras, das 17:30h às 20:30h.
Local: Sede do CBAE (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo)
 
Alunos externos com interesse em cursar a disciplina como ouvintes farão inscrição nas primeiras aulas do curso. 
 

Fonte e mais informações em:

http://cbae.ufrj.br/index.php/programas/ccs/curso-mudancas-climaticas-e-outros-desafios-do-antropoceno