As mudanças climáticas afetarão a disponibilidade, a qualidade e a quantidade de água para as necessidades humanas básicas, ameaçando o gozo efetivo dos direitos humanos à água e ao saneamento para potencialmente bilhões de pessoas. As mudanças hidrológicas induzidas pelas mudanças climáticas adicionarão desafios ao gerenciamento sustentável dos recursos hídricos, que já estão sob forte pressão em muitas regiões do mundo.
Segurança alimentar, saúde humana, assentamentos urbanos e rurais, produção de energia, desenvolvimento industrial, crescimento econômico e ecossistemas dependem da água e, portanto, vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas. A adaptação e mitigação das mudanças climáticas por meio da gestão da água são, portanto, essenciais para o desenvolvimento sustentável e essenciais para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e a Estrutura de Sendai para Redução de Riscos de Desastres.
Impactos nos recursos hídricos
O uso global de água aumentou seis vezes nos últimos 100 anos e continua a crescer constantemente a uma taxa de cerca de 1% ao ano, como resultado do aumento da população, do desenvolvimento econômico e da mudança nos padrões de consumo. Combinadas com um suprimento mais irregular e incerto, as mudanças climáticas agravarão a situação das regiões atualmente estressadas pela água e gerarão estresse hídrico nas regiões onde os recursos hídricos ainda são abundantes atualmente. A escassez física de água é frequentemente um fenômeno sazonal, e não crônico, e é provável que as mudanças climáticas causem mudanças na disponibilidade sazonal de água ao longo do ano em vários lugares.
Fonte e notícia completa:
https://reliefweb.int/report/world/world-water-development-report-2020-water-and-climate-change

Professor Associado D-3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos Economia Regional, Território, Agricultura e Meio Ambiente do Paraíba do Sul – NEERTAM / UFRRJ. Professor desde de 2022 Programa de Pós-graduação stricto sensu, Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) no Brasil (UFRRJ) . Está lotado no Departamento de de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DDAS – ICHS / UFRRJ). Atuou como Chefe de Departamento do Departamento de Ciências Econômicas Exatas do ITR no período de setembro de 2011 a maio de 2014. Em 2015 participou de Curso de Formação e Treinamento sobre System of Envaironmental-Economic Accounting (SEEA) promovido pelas Nações Unidas , CEPAL GIZ . O curso capacitou o professor na metodologia de Sistema de Contas Ambientais. Leciona as disciplinas de Economia do Meio Ambiente e Economia do Setor Público. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Programa de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Durante dez anos realizou pesquisas na Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE-UFRJ). Atualmente realiza pesquisa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia do Meio Ambiente, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Regional e Urbana e Avalição e Valoração Econômica de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Saneamento, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Conservação de Energia.” Web of Science ResearcherID K-4698-2014