As mudanças climáticas afetarão a disponibilidade, a qualidade e a quantidade de água para as necessidades humanas básicas, ameaçando o gozo efetivo dos direitos humanos à água e ao saneamento para potencialmente bilhões de pessoas. As mudanças hidrológicas induzidas pelas mudanças climáticas adicionarão desafios ao gerenciamento sustentável dos recursos hídricos, que já estão sob forte pressão em muitas regiões do mundo.

Segurança alimentar, saúde humana, assentamentos urbanos e rurais, produção de energia, desenvolvimento industrial, crescimento econômico e ecossistemas dependem da água e, portanto, vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas. A adaptação e mitigação das mudanças climáticas por meio da gestão da água são, portanto, essenciais para o desenvolvimento sustentável e essenciais para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e a Estrutura de Sendai para Redução de Riscos de Desastres.

Impactos nos recursos hídricos

O uso global de água aumentou seis vezes nos últimos 100 anos e continua a crescer constantemente a uma taxa de cerca de 1% ao ano, como resultado do aumento da população, do desenvolvimento econômico e da mudança nos padrões de consumo. Combinadas com um suprimento mais irregular e incerto, as mudanças climáticas agravarão a situação das regiões atualmente estressadas pela água e gerarão estresse hídrico nas regiões onde os recursos hídricos ainda são abundantes atualmente. A escassez física de água é frequentemente um fenômeno sazonal, e não crônico, e é provável que as mudanças climáticas causem mudanças na disponibilidade sazonal de água ao longo do ano em vários lugares.

Fonte e notícia completa:

https://reliefweb.int/report/world/world-water-development-report-2020-water-and-climate-change