BDiA – Banco de dados

O Banco de Dados de Informações Ambientais (BDiA) do IBGE reúne a coleção de bases temáticas de recursos naturais do território nacional. Estes dados foram produzidos ao longo dos últimos 20 anos, em quatro áreas temáticas: Geologia, Geomorfologia, Pedologia e Vegetação.

As bases de dados contidas no BDiA, compatíveis com a escala 1:250.000, foram desenvolvidas no âmbito do Projeto SIVAM e do Mapeamento de Recursos Naturais a partir de 1998. As metodologias e procedimentos realizados para a elaboração destas bases são herança e evolução de métodos desenvolvidos ao longo do Projeto RADAM/RADAMBRASIL que realizou o levantamento de recursos naturais brasileiros, não marinhos, publicados em escala 1:1.000.000, nas décadas de 1970 e 1980. Parte da base de informações pontuais apresentadas também possuem origem no RADAM/RADAMBRASIL.

Portal BDiAWeb

O portal BDiAWeb é uma plataforma de consulta aos dados do BDiA, e tem como objetivo principal compartilhar de forma interativa o acervo de informações ambientais do IBGE. Nesta primeira versão, cada tema apresenta 3 níveis de legenda de acordo com a escala de visualização dentro da plataforma. Os dois primeiros níveis de legenda foram “rasterizados” para otimizar a performance de navegação nos dados, já o terceiro nível mantém o formato original vetorial e os dados do banco podem ser acessados ao clicar em cada polígono. Os 3 níveis de legenda estão descritos nos menus de informações de cada tema, bem como as camadas adicionais que pertencem a cada um.

As funcionalidades do portal serão constantemente implementadas e a atualização dos dados se dará a cada 2 anos. A possibilidade de exportar as consultas realizadas na plataforma será implementada a partir de abril de 2019.

https://bdiaweb.ibge.gov.br/assets/video/conheca_bdia.avi

Insumos do Mapeamento

Os mapeamentos apresentados no BDiAWeb foram realizados a partir da interpretação visual de imagens de satélites – CBERS, LANDSAT 5, LANDSAT 7 e LANDSAT 8 – e do modelo digital de terreno do projeto da NASA Shuttle Radar Topography Mission – SRTM. Esta atividade teve como apoio o levantamento bibliográfico de cada tema e trabalhos de campo que percorreram grande parte do território nacional, onde foram realizadas coletas de informações in loco.

A produção das informações foi realizada de forma sistemática e suas etapas de trabalho foram divididas em recortes de Folhas ao Milionésimo da Carta Internacional ao Milionésimo – CIM. As especificações técnicas de cada folha no recorte ao milionésimo podem ser encontradas no Catálogo de Metadados do IBGE (http://www.metadados.geo.ibge.gov.br).

As metodologias de mapeamento estão descritas nos Manuais Técnicos em Geociências publicados pelo IBGE: Manual Técnico de Geologia; Manual Técnico de Geomorfologia; Manual Técnico de Pedologia; e Manual Técnico de Vegetação

As informações vetoriais relacionadas às massas d´água continentais e aos limites político-administrativos do país têm como referência a Base Cartográfica Contínua do Brasil, escala 1:250.000 – BC250.

Contato

O IBGE agradece a gentileza da comunicação de falhas ou omissões verificadas. Contatos podem ser feitos através do endereço eletrônico ibge@ibge.gov.br.