Rádio Nacional AM Rio 1130 KHz – Segunda a Sexta, de oito da manhã ao meio-dia – Entrevista realizada no dia 20 de maio de 2019
Em entrevista com o jornalista Cezar Faccioli, para o diretor do Programa Revista Brasil da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o Professor Cicero A P Pimenteira Doutor em Planejamento Ambiental falou da situação de alerta ambiental na Baia de Guanabara, a Baia de Sepetiba e o Aquífero Piranema devido ao risco de contaminação causada pelo aumento de volume de chorume que é gerado pela operação do Aterro Sanitário do Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).
As alertas vêm sendo expostas desde o ano 2013 e uns dos especialistas neste caso é o professor da Universidade Federa Rural do Rio de Janeiro. O chorume é produzido a partir da decomposição dos resíduos orgânicos que no caso do RMRJ correspondem ao 60% dos resíduos totais. Devido as reações químicas produzidas pela interação de bactérias no meio ambiente, o chorume precisa de tratamentos específicos, pois suas características bioquímicas e alto nível de acidez interferem tanto nas propriedades dos solos, o ar e as fontes hídricas, quanto na vida reprodutiva das plantas e peixes presentes nestas baias. Consequentemente, afeta a cadeia alimentar e as condições de saneamento ambiental e a saúde das populações próximas.
A proposta de economia circular que deveria ser implementada na política de resíduos está orientada a diminuição da produção do lixo e a gestão dos futuros passivos ambientais que possam ser produzidos no longo do tempo. Não obstante, é necessário que o planejamento insira receitas para manejar tais passivos, mas na realidade não há suficiente empreendimento de grande porte de engenheira que utilize parte da receita para o condicionamento dos aterros e o tratamento de passivos ambientais. Assim, na realidade temos passivos ambientais que continuarão sendo colocados na conta da sociedade.
Abaixo segue o áudio da entrevista:

Professor Associado D-3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos Economia Regional, Território, Agricultura e Meio Ambiente do Paraíba do Sul – NEERTAM / UFRRJ. Professor desde de 2022 Programa de Pós-graduação stricto sensu, Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) no Brasil (UFRRJ) . Está lotado no Departamento de de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DDAS – ICHS / UFRRJ). Atuou como Chefe de Departamento do Departamento de Ciências Econômicas Exatas do ITR no período de setembro de 2011 a maio de 2014. Em 2015 participou de Curso de Formação e Treinamento sobre System of Envaironmental-Economic Accounting (SEEA) promovido pelas Nações Unidas , CEPAL GIZ . O curso capacitou o professor na metodologia de Sistema de Contas Ambientais. Leciona as disciplinas de Economia do Meio Ambiente e Economia do Setor Público. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Programa de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Durante dez anos realizou pesquisas na Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE-UFRJ). Atualmente realiza pesquisa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia do Meio Ambiente, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Regional e Urbana e Avalição e Valoração Econômica de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Saneamento, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Conservação de Energia.” Web of Science ResearcherID K-4698-2014
0 Comments