“Esta obra procura desvendar assuntos que dizem respeito à aplicação de metodologias da ciência econômica tradicional: da visão do ecossistema, seus bens, serviços e funções, na ótica da ciência econômica, a assuntos que trazem à baila a realidade das imposições, restrições e exigências da dimensão da natureza em tudo o que os seres humanos – e sua atividade econômica – fazem. Uma abordagem do tópico central da Economia Ecológica, qual seja, a dimensão entrópica do processo econômico.” – por Clóvis Cavalcanti, Presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica.

“Neste livro, reunimos uma ampla gama de autores brasileiros, apresentando a ótica das diversas escolas representadas no país, para mostrar essa necessária integração entre a ecologia e a economia nos dias de hoje, e a sua superação numa visão transdisciplinar – o cerne da Economia Ecológica. O que diferencia este livro dos demais é que ele fornece ao leitor um panorama do que aqui chamamos de Economia do Meio Ambiente, aprofundando diversas escolas do pensamento econômico – desde a economia ambiental e dos recursos naturais, até a Economia Ecológica e a evolucionista e institucional — que buscam discutir e incorporar a questão ambiental em suas estruturas teóricas e abordagens aplicadas.

Os autores que colaboraram nesta 3ª edição, além de estudarem a evolução dos temas aqui discutidos durante toda a sua vida profissional, o fizeram tanto do ponto de vista teórico quanto de uma perspectiva aplicada às especificidades nacionais, gerando uma interpretação própria da questão ambiental pertinente ao caso do Brasil. Em cada capítulo procuramos evidenciar a realidade brasileira, considerando que se trata de um país cujo berço esplêndido deita sob uma imensa riqueza natural, seja na mega diversidade biológica, seja com os recursos ímpares de água doce e dos minérios, mas que necessita aproveitar dessas dádivas da natureza.

 

Link para compra: https://www.loja.elsevier.com.br/economia-do-meio-ambiente-9788535290066.html